13.3 C
Canoas
15 de julho de 2024

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para a próxima semana

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou em suas redes sociais um alerta sobre o avanço de uma frente fria que poderá causar chuvas fortes e intensas no Estado. 

A previsão, de acordo com o órgão, aponta que entre os dias 15 e 17 de junho, instabilidades devem atingir todas as regiões do Estado. Porém, os maiores acumulados deverão ocorrer na região dos Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra. Os volumes poderão variar entre 150mm e 200mm acumulados durante o período

Defesa Civil alerta para chuvas intensas: o que causará a mudança no tempo? 

Conforme a previsão da Sala de Situação do Estado, a chuva será causada pela formação de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central. O movimento faz com que frentes frias e instabilidades fiquem com atuação concentrada no sul do país. 

Medidas preventivas

Sobre o tema, o órgão emitiu o seguinte posicionamento:

“A Defesa Civil do RS já está articulando junto às prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção, desobstrução e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores, permitindo a adequada vazão e escoamento dos eventuais volumes de chuvas que possam ocorrer.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!