A Expointer 2024 poderá ser adiada. O motivo é os estragos causados pela enchente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Inicialmente, a feira estava prevista para ocorrer entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.
Conforme reportagem do Jornal do Comércio, o adiamento está sendo discutido entre as entidades organizadoras da feira e o Governo do Estado. No parque, pavilhões, pistas de competições, áreas administrativas e comércios registraram alagamentos.
– LEIA MAIS: Enchente destrói posto do Corpo de Bombeiros em Canoas
Pista submersa
Em entrevista ao Jornal do Comércio, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Augusto Rabassa Hax, relata que a pista em que ocorre a final do Freio de Ouro registrou 3,5 metros de água.
“Nossa avaliação é de que se pudéssemos postergar a data para mais 30, 45 ou 60 dias, seria melhor. Mas, se a feira for confirmada para o final de agosto, estaremos lá. Somos parceiros”, afirma Hax durante entrevista.
Além da ABCCC, também discutem o adiamento: Governo do Estado, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado (SIMERS).
Expointer 2024 poderá ser adiada: contrários a mudança de data
Também em entrevista ao Jornal do Comércio, Cláudio Bier, presidente do SIMERS, relata que o adiamento está fora dos planos das indústrias. Responsável por 91% do faturamento da edição anterior, o setor é contrário a mudança de data.
“Já expusemos nossa posição em reuniões com a Farsul e a Secretaria de Agricultura. As empresas já tem outras feiras agendadas e, para nós, não há como transferir a data. Seria muito ruim”, pontua.