Apreensivos com a previsão de chuva intensa para o próximo domingo (16), moradores do bairro Rio Branco, em Canoas, estão tentando desobstruir bocas de lobo na tarde desta sexta-feira (14). Na avenida Mauá, uma das principais vias de acesso a região, as calçadas estão tomadas de entulhos.
Com uma enxada na mão e acompanhado pelos vizinhos, o morador Rafael Mello, tentava retirar dezenas de entulhos que estava cobrindo a entrada de um bueiro. Ao recordar que passou mais de 20 dias fora de casa após a enchente, ele destaca que “nunca tinha visto nada parecido”.
“Pediram para não obstruir a boca de lobo, mas não recolhem nosso lixo”, comenta Rafael. Recentemente, a prefeitura anunciou que aumentou o número de maquinários que estão recolhendo os entulhos. (leia mais abaixo)
Previsão de chuvas intensas e pedido de evacuação
A movimentação de moradores começou após um pedido de evacuação feito pela Prefeitura de Canoas. Em entrevista coletiva na última quinta-feira (13), o prefeito Jairo Jorge pediu que moradores evitassem ficar em áreas que costumam ter alagamentos.
O pedido é válido para moradores dos seguintes bairros: Cinco Colônias, Rio Branco, Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima e São Luís e parte do bairro Niterói.
LEIA MAIS:
Ampliação de maquinário
A Prefeitura de Canoas anunciou a ampliação do maquinário que faz a limpeza nos bairros atingidos pela enchente.
Agora, a Operação Limpeza passa de 44 para 120 retroescavadeiras, 120 para 220 caminhões, além de contar com 40 caminhões de garra sucateira.
“Com isso, vamos ter capacidade de resposta a partir da próxima semana”, afirma o prefeito Jairo Jorge.