Um mutirão está sendo realizado pelo Hospital Universitário de Canoas (HU) para reavaliar exames de alto custo, como endoscopias e colonoscopias. A fila de espera, segundo a Prefeitura de Canoas, é de cerca de 7 mil pacientes no momento.
A equipe do Hospital Universitário de Canoas, está entrando em contato por telefone com os pacientes para agendar a reavaliação. Por isso, é fundamental que os usuários mantenham seus dados atualizados.
“É uma medida muito importante para colocar o paciente certo no lugar certo, utilizando serviços apenas quando for provável que os benefícios superem os riscos. Quem tiver a indicação, já vai sair da consulta com data marcada e o preparo na mão”, analisa a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.
O objetivo do hospital é garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar.
“Nestes primeiros dias, notamos que a cada dez pacientes atendidos, apenas dois ainda precisavam do procedimento. Isso vai permitir limpar essa fila represada, atendendo com maior agilidade aqueles que realmente precisam e encaminhando os demais para os exames adequados, que se enquadrem no sintoma atual do paciente”, frisou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Daniela Oliveira.