11.3 C
Canoas
30 de junho de 2024

Operação Leviatã: mais de 50 membros de facção são presos

A Operação Leviatã já prendeu 54 pessoas de uma facção que controlava a distribuição de drogas no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil realiza nesta quarta-feira (27) a operação Leviatã, em Viamão, na Região Metropolitana, onde criminosos escondiam quase duas toneladas de maconha. A investigação, iniciada após essa apreensão, levou à análise de celulares e transações bancárias dos envolvidos.

A facção criminosa responsável pelo abastecimento de drogas no Estado é o alvo principal.

De acordo a polícia, já foram presas 54 pessoas. Os mandados estão sendo cumpridos em Porto Alegre, Região Metropolitana e em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Além disso, policiais também atuam em municípios de Santa Catarina e Paraná.

A operação inclui 85 prisões preventivas e 136 mandados de busca e apreensão. A polícia também apreendeu várias armas de fogo.

Em Lajeado do Bugre, criminosos atiraram contra policiais durante o cumprimento de uma ordem judicial. Conforme a polícia, ninguém ficou ferido. O criminoso acabou preso.

Como os criminosos agiam

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos usavam veículos “limpos” para evitar abordagens policiais e frequentemente trocavam de carros. A facção comprava drogas em larga escala, transportava para o RS e distribuía aos fornecedores intermediários.

A operação, conforme a polícia, simboliza o grupo criminoso que age em consórcio no abastecimento de drogas em todo o Estado.

Com raízes no Vale do Sinos, a facção se expandiu pelo Estado, envolvendo-se em um esquema complexo de compra, venda e distribuição de drogas. A investigação revelou vários líderes espalhados pelo RS, articulando o fornecimento das drogas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!