27.2 C
Canoas
24 de julho de 2024

Municípios podem receber doações de geladeiras e fogões

Municípios podem receber doações de geladeiras e fogões com voltagem 220. As inscrições são feitas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES). Os eletrodomésticos tem como destino final os moradores atingidos pelas enchentes no Rio grande do Sul.

Conforme a pasta, todas as cidades que possuem decreto de Calamidade Pública homologado pelo Governo do Estado podem se inscrever para recebimento de doações. 

Municípios podem receber doações de geladeiras e fogões: prazo de inscrições

Porém, é preciso ficar atento. As prefeituras devem formalizar o pedido até às 23h59min do dia 01 de julho de 2024, por meio do e-mail doacoes@social.rs.gov.br, mediante simples manifestação de interesse. Cada município contemplado receberá cerca de 25 kits, conforme a ordem de inscrição.

Os municípios irão retirar e entregar as unidades. Além disso, as prefeituras deverão definir critérios para o recebimento dos kits. Mas, de acordo com a SEDES, é obrigatório que os beneficiários finais estejam inscritos no CadÚnico.

Mais informações pelo e-mail: doacoes@social.rs.gov.br.

Vítimas da enchente terão isenção da conta de luz

Após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, entre abril e maio, moradores estão retornando para suas casas. Apesar das preocupações, para algumas pessoas, a conta de energia não será uma delas. Vítimas da enchente terão direito a isenção da conta de luz, conforme a RGE. (entenda mais abaixo)  

Isso é possível por conta de um acordo entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) junto da CEEE Equatorial e RGE. As contas terão pagamento facilitado, ou serão reduzidas. Porém, a isenção não será para todas as vítimas da enchente.

Quem não pagará a conta de luz?

De acordo com a resolução, as casas onde não houver possibilidade de acesso ao medidor de energia, não terá cobrança da conta de luz do mês de maio, nem a cobrança por média de energia utilizada. 

Assim, essas residências terão a conta de energia bloqueada enquanto não for possível realizar a medição. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!