18.5 C
Canoas
17 de outubro de 2024

Lucro do FGTS poderá ser distribuído para trabalhadores

O lucro do FGTS poderá ser distribuído para trabalhadores e sacado seguindo regras específicas para o benefício estabelecidas

O lucro do FGTS poderá ser distribuído para trabalhadores. A decisão será definida em reunião nesta terça-feira (16), pelo Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A expectativa é que o valor atinja um recorde, ultrapassando R$ 14 bilhões. Trabalhadores poderão receber o dinheiro até agosto deste ano.

Lucro do FGTS poderá ser distribuído para trabalhadores: condições para saque

O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) definirá a decisão em reunião nesta terça-feira (16). Entretanto, o saque do dinheiro só será permitido conforme as regras do fundo.

As regras são em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou doença grave.

A distribuição de lucros agora faz parte do cálculo de correção do FGTS, conforme decisão do STF. A correção inclui a TR (Taxa Referência) mais 3% ao ano, garantindo uma correção equivalente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Todos os trabalhadores com saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2023 terão direito ao repasse. Portanto, para consultar o saldo, é possível usar o aplicativo do FGTS ou o site da Caixa, clicando aqui.

Com nova regra rendimento do FGTS deverá aumentar; Entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a renda do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve acompanhar o ritmo da inflação. Atualmente, o critério de correção utilizado é a Taxa Referencial (TR), que rende 3% ao ano.

Com a decisão, a renda do FGTS deve seguir o critério do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. Assim, o FGTS manterá renda paralela a inflação.

Agora, a nova regra entra em vigor assim que o STF publicar o acordo sobre a decisão, que vai acontecer nos próximos dias. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!