O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, se reuniu com o governador Eduardo Leite na última quinta-feira (18). Na pauta estava o pedido de R$ 394 milhões para a reconstrução do município que foi um dos mais atingidos pela enchente de maio.
De acordo com dados apresentados pelo prefeito, a cidade teve 70 mil residências atingidas. Mais de 150 mil moradores precisaram sair de suas casas e estão em situação de vulnerabilidade.
- Governo Federal anuncia construção de 3 mil casas para vítimas da enchente em Canoas
- Trensurb amplia horário de funcionamento
“Tivemos prejuízos em praticamente todas as áreas: saúde, educação, equipamentos públicos, infraestrutura, habitação, arrecadação municipal, medidas assistenciais, dentre outras. Canoas foi o município com o maior número de desabrigados em todo o estado, chegando a quase 24 mil pessoas em 97 abrigos oficiais”, explica o prefeito.
No encontro, Jairo solicitou a complementação de recursos que estão em curso atualmente e que são de contratos já firmados entre o Governo do Estado e o município. Além disso, pediu ajuda para outros projetos.
Conforme o prefeito, Eduardo Leite acenou positivamente para apoiar Canoas. “Saímos confiantes de que o governo do Estado terá um olhar sensível para nossa cidade que foi tão atingida, tanto em termos de área (65 km quadrados) quanto em número de pessoas”.
Projetos apresentados pela Prefeitura para reconstrução de Canoas ao Governo
O primeiro projeto é o de ações emergenciais que, conforme o Executivo Municipal, é necessário para manter a assistência a população com distribuição de cestas básicas, kits de higiene e de limpeza, roupas, marmitas e água. Ele também inclui a limpeza e recolhimento de resíduos de todo o lado oeste, área mais atingida pela enchente.
Além disso, um dos destaques do encontro foi o pedido da construção de um total de 3,2 quilômetros de pavimentação que ainda faltam junto ao dique Niterói, que vai se estender até Cachoeirinha. O prefeito explicou que a Prefeitura já havia realizado em parceria com o governo do Estado a construção do pavimento com extensão de 2,5 quilômetros e elevação de 1,3 metro de altura do dique.
Por fim, também foram apresentados pedidos de recursos para a saúde, habitação, infraestrutura e bem-estar animal.
Segundo encontro
Essa não foi a primeira reunião em que Jairo busca recursos com outros poderes.
Na última semana, o prefeito havia se reunido com o ministro para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, para apresentar projetos e obras para recuperar o município.