O pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa em agosto e de acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, aproximadamente 800 mil pessoas vão passar por nova perícia para a comprovação da necessidade dos benefícios.
Segundo o governo federal, o pente-fino no INSS busca promover economia no orçamento e garantir a justa distribuição dos recursos, evitando o pagamento indevido dos benefícios.
INSS já cortou alguns benefícios
O Instituto suspendeu 57.700 benefícios, sendo 37.325 suspensões definitivas e 20.375 suspensões temporárias, sujeitas a revisão após a correção dos dados irregulares. O pente-fino é uma medida considerada importante para a preparação do orçamento de 2025.
O que diz o governo sobre pente-fino?

O governo federal afirma que a medida visa promover economia no orçamento e garantir a justa distribuição dos recursos.
Cada beneficiário irregular é convocado para prestar contas em relação às irregularidades.
Contudo, o pente-fino do INSS pode trazer preocupações aos beneficiários, porém, a revisão tem a intenção de realinhar o orçamento federal e trazer mais economia. O corte não afetará aqueles que não possuem irregularidades.
Sobre os benfícios pagos pelo Instituto
Contudo, o Instituto Nacional é responsável pelo pagamento das aposentadorias por idade, tempo de contribuição e invalidez, destinadas aos trabalhadores que preenchem os requisitos.