20.2 C
Canoas
07 de setembro de 2024

Auxílio Reconstrução: saiba por que benefício é negado

Auxílio Reconstrução: saiba por que benefício é negado em diversas solicitações mesmo de pessoas atingidas pela enchente

Auxílio Reconstrução: saiba por que benefício é negado mesmo de pessoas atingidas pela enchente do mês de maio. Conforme o governo, problemas nos cadastros são a principal causa de ter o benefício negado.

Recentemente, ministros como Rui Costa da Casa Civil, Paulo Pimenta da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Waldez Góes da Integração e do Desenvolvimento Regional, conduziram uma reunião online com prefeitos. Assim, o objetivo foi esclarecer as questões relacionadas aos cadastros para o Auxílio Reconstrução.

Auxílio Reconstrução: saiba por que benefício é negado: inconsistência nos dados

No entanto, muitos desses cadastros enfrentam problemas de inconsistência nos dados fornecidos pelas prefeituras municipais, o que está impedindo que diversas famílias recebam o auxílio financeiro.

Um total de 115,7 mil cadastros de 231 municípios não atenderam aos critérios necessários para aprovação inicial e as prefeituras devolveram esses cadastros para correções. Ao acessar o site do Auxílio Reconstrução, os responsáveis familiares recebem notificações sobre a não aprovação do cadastro, acompanhadas de detalhes específicos sobre o motivo da recusa.

Erros apontados

Assim, o ministro Paulo Pimenta identificou várias inconsistências nos registros, incluindo duplicidade de cadastro para 4.016 famílias, solicitações feitas por famílias já beneficiadas em outra cidade (5.322 casos) e indícios de óbito de chefes de família na base de dados do governo (1.433 casos).

Além disso, foram identificados 68.864 registros de múltiplas famílias compartilhando o mesmo endereço.

Solução

Dessa forma, durante a reunião, o ministro Pimenta propôs uma solução para esses problemas. Ele destacou a criação de uma nova seção no cadastro que permitirá a identificação por meio do número da unidade consumidora de energia, presente na conta de luz. Essa medida visa individualizar as informações, possibilitando que as prefeituras façam ajustes necessários nos cadastros. Somente após essa correção será possível realizar o pagamento do auxílio às famílias afetadas.

Dessa forma, as famílias que não tiveram seus cadastros aprovados foram identificadas com base em diversas inconsistências. São elas: CPF inválido, múltiplos cadastros em diferentes municípios, entre outros critérios.

Embora o Auxílio Reconstrução esteja disponível para auxiliar as famílias gaúchas afetadas pela enchente, a necessidade de correções nos dados fornecidos pelas prefeituras municipais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!