20.2 C
Canoas
07 de setembro de 2024

Procissão do Dia de São Cristóvão acontece no próximo domingo em Canoas

Procissão do Dia de São Cristóvão acontece no próximo domingo (28), em Canoas. A cidade se prepara para uma grande celebração em homenagem ao santo protetor dos motoristas e viajantes.

O evento, que ocorrerá a partir das 9h, promete reunir milhares de condutores em uma procissão motorizada pelas ruas da cidade. Esta festividade segue a tradição cristã de honrar santos com papéis significativos na história da Igreja.

Procissão do Dia de São Cristóvão acontece no próximo domingo em Canoas: a celebração

A celebração em Canoas começa com uma missa às 8h no Santuário São Cristóvão, localizado na Rua Tupi, 228, no bairro Igara. Após a missa, os participantes se reunirão em frente à paróquia para a procissão motorizada, liderada pelo padre Rodrigo Costa. Em 2023, o evento atraiu mais de 4 mil devotos, e este ano a expectativa é de um público igualmente significativo.

Dessa forma, o trajeto da procissão se inicia pelas alças laterais da BR-116, seguindo em direção a São Leopoldo até a refinaria da Petrobrás. De lá, os motoristas percorrerão ruas do centro da cidade, passando pela Avenida Getúlio Vargas, o viaduto do bairro Rio Branco e a Rua Guilherme Schell, antes de retornar ao santuário pela BR-116. Assim, durante a procissão, os veículos serão abençoados com água benta para garantir segurança nas estradas e nos trajetos futuros.

Festividades já começaram

Além disso, a celebração de São Cristóvão também é marcada por outras tradições. A última quinta-feira, 25 de julho, foi o Dia de São Cristóvão, e, em Canoas, o evento começou com uma missa no Santuário São Cristóvão, seguida por um jantar festivo no salão paroquial, onde os participantes puderam desfrutar de sopa de capeletti. Dessa forma, as bênçãos aos motoristas e as procissões motorizadas refletem a devoção a São Cristóvão, que também as pessoas veneram como um dos ‘Catorze Santos Auxiliares’, invocado para proteção contra doenças e perigos durante viagens.

Os motoristas católicos costumam carregar uma imagem do santo junto com o documento de habilitação como forma de proteção adicional. Assim, a procissão deste domingo não só reforça a importância da tradição, mas também promove um sentimento de comunidade e segurança entre os participantes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!