As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) já começaram, em Canoas, a Universidade Unilasalle está oferecendo 387 bolsas de Graduação gratuitas pelo programa.
São vagas com bolsas 100% gratuitas, sendo 81 cursos no formato presencial, e 306 no sistema de Ensino a Distância (EaD).
Contudo, para ingressar no segundo semestre de 2024, o candidato deve ter:
- Em primeiro lugar, para o estudante não pode ter diploma de nível superior e deve comprovar ter baixa renda, conforme as regras do ProUni divulgadas pelo MEC em edital.
- Em segundo lugar, é necessário que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além disso, outro critério é ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.
Outros critérios do Prouni em Canoas
Para participar do Prouni, os estudantes também devem se encaixar em alguns casos específicos relacionados à escolaridade como:
- O aluno precisa ter estudado todo o ensino médio na rede pública.
- O aluno precisa ter estudado todo o ensino médio na rede particular como bolsista integral.
- O aluno precisa ter estudado parcialmente o ensino médio na rede pública e parcialmente na rede privada como bolsista.
- O aluno precisa ter estudado parcialmente o ensino médio na rede pública e parcialmente na rede privada, sendo ou não bolsista.
As inscrições devem ser realizadas no site oficial do Prouni no período de 23/7 à 26/7.
O Programa oferece 13.495 vagas em todo o Rio Grande do Sul para alunos que desejam ingressar no segundo semestre de 2024.
A divulgação do resultado do Prouni em Canoas vai acontecer em duas chamadas, em 31 de julho e 20 de agosto.
Os cursos de graduação com maior quantitativo de bolsas ofertadas no estado são Administração, com 821 bolsas (557 integrais e 264 parciais), Ciências Contábeis, com 627 bolsas (377 integrais e 250 parciais), e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 557 bolsas (437 integrais e 120 parciais).
Confira o edital completo do Prouni no link
Sobre o Programa Universidade para Todos
A Lei nº 11.096/2005 criou o Prouni em 2004. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.
Contudo, o Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.