Moradores de Canoas reclamam de fumaça de incêndio que já dura quatro dias na tarde desta terça-feira (30). A ocorrência acontece na Estrada do Nazário, no bairro Guajuviras.
A nuvem de fumaça tem causado desconforto significativo à população local. Devido ao impacto na qualidade do ar, a Prefeitura de Canoas decidiu suspender as aulas em duas escolas municipais ainda na tarde desta terça-feira. A decisão provocou indignação entre pais, funcionários e moradores.
Moradores de Canoas reclamam de fumaça de incêndio que já dura quatro dias: “viver aqui é quase insuportável”
O incêndio tem gerado uma densa nuvem de fumaça tóxica, tornando o ambiente quase insuportável para aqueles que residem nas proximidades. “Está horrível. Desde quinta estamos convivendo com essa fumaça” diz Marquinhos da Silva, morador da região.
- hopping cede lojas para comerciantes vítimas da enchente em Canoas
- Defesa Civil realiza doações de roupas em Canoas; Saiba onde
Como explica o morador acima, este problema não é novo para a escola. Na última quinta-feira (25), uma situação semelhante, envolvendo a queima de pneus, resultou na suspensão das aulas. Além disso, a Escola Municipal de Educação Infantil Anísio Teixeira, localizada na mesma rua, também teve suas atividades paralisadas na mesma ocasião devido à fumaça.
“As crianças estão sendo prejudicadas na escola e na creche”, pontua Marimar Cristiane Nogueira Nunes, que além disso, um dos filhos tem condições especiais e estuda na Paulo Freire. “Um dos meus filhos é autista e ‘tá’ se adaptando na escola e é uma dificuldade de ficar lá”, explica Marimar devido a suspensão repentina das aulas pela segunda vez.
Atualizações sobre a situação
A Secretaria de Educação de Canoas informou que, se o Corpo de Bombeiros conseguir controlar a fumaça, as aulas na Escola Paulo Freire deverão ser retomadas normalmente a partir de amanhã, quarta-feira (31).