Na manhã desta sexta-feira (2) o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, assinaram duas portarias que garantirão suporte financeiro a 285 cidades gaúchas. Canoas pode receber R$40 milhões em recursos financeiros.
A assinatura dos documentos ocorreu na sede da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Canoas.
O Governo Federal visa auxiliar o Rio Grande do Sul no processo de reconstrução do estado após abril e maio deste ano. No entanto, o governo já elaborou 880 planos de trabalho para garantir recursos.
Além disso, para o ministro Paulo Pimenta, o plano de reconstrução do estado deve ser trabalhado a longo prazo. Ele também afirmou que, durante as eleições municipais, muitos candidatos utilizam a tragédia para se promover e fazer falsas promessas.
“E hoje estamos trazendo aqui mais uma resposta concreta para os municípios, antecipando um recurso que já é dos municípios, garantindo que este recurso possa ser utilizado pelos prefeitos agora, neste momento de dificuldade. Porque este trabalho de reconstrução não é simples e nem será a curto prazo.” afirmou Pimenta.
Outras medidas do Governo federal para Canoas
Na tarde desta última quarta-feira (17), o ministro das Cidades, Jader Filho, assinou uma portaria que garante a construção de 11.500 residências do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O governo destinou 3 mil dessas casas às vítimas da enchente em Canoas.
O governo federal destinará as casas as vítimas da enchente da Faixa 1 do programa e possuam renda bruta mensal de até R$2,640.
Além disso, o governo vai construir as moradias em áreas urbanas dos municípios com Situação de Emergência ou Estado de Calamidade reconhecidos pelo Governo Federal.