O prazo para partidos realizarem suas convenções e deliberarem suas coligações e pré-candidatos terminou na última segunda-feira (5), conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Canoas, de acordo com apuração da GBC, as legendas indicaram seis políticos para a prefeitura de Canoas.
Saiba quem são os pré-candidatos a Prefeito de Canoas
O Partido Liberal (PL) indicou o nome do atual vereador Airton Souza para a corrida ao Executivo Municipal. O pré-candidato a vice é Rodrigo Busato (União Brasil). A chapa é apoiada pelo Progressistas.
- LEIA MAIS: Justiça Eleitoral começa a multar uso de inteligência artificial para eleições municipais
Almiro Rodrigo, conhecido como Cebola, é o candidato do PSOL para a disputa das eleições. Em chapa pura, a legenda indicou Daniele Kroeff como vice.
Beth Colombo é o nome do Republicanos na corrida eleitoral. Como vice, o indicado é o atual vereador Gilson Oliveira do Democracia Cristã (DC). A chapa é apoiada pelo MDB.
Atual prefeito, Jairo Jorge é candidato a reeleição pelo PSD. A candidata a vice na chapa é a atual vereadora Maria Eunice (PT). A candidatura também é apoiada pelos partidos: PV, PCdoB, PSDB, Cidadania, Podemos, Avante, PSB e Agir.
Por ordem alfabética, o próximo candidato é Márcio Freitas pelo Partido Renovação Democrática (PRD). Em chapa pura, a legenda lançou o nome de Santiago Buavas como vice.
Por fim, o Novo indicou o nome de Odirlei Campiol. Sem coligações, a legenda lançou o nome de Alini Artioli como vice.
Cenário pode mudar
Porém, nos próximos dias, o cenário eleitoral de Canoas pode mudar. Isso, porque o prazo para registrar a candidatura no TSE termina no próximo dia 15 de agosto. Normalmente, os partidos costumam utilizar esse período para buscar mais apoios.