Considerada a mais antiga companhia aérea em operação do Brasil, a VOEPASS foi fundada em julho de 1995. Na época, conhecida como Passaredo, a empresa operava com aviões Embraer 120.
Conhecida pela operação regional, atualmente, a empresa tem 37 destinos de Norte a Sul do Brasil. A VOEPASS, transportou mais de 500 mil passageiros em 2023. Na frota, a empresa possui 15 aviões de modelo ATR. São eles: ATR 72-500 (mesmo modelo do que caiu em Vinhedo, no Interior de São Paulo), ATR 72-600 e ATR 42-500.
LEIA MAIS:
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia é considerada a quarta maior do Brasil. No mercado doméstico, conforme o órgão, ela tem 0,5% de participação.
Além da operação regional, a empresa também opera com acordo de compartilhamento de voos com a Latam. No Rio Grande do Sul, pór exemplo, ela tem voos nos aeroportos de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, além de ter operações no Salgado Filho.

VOEPASS já foi considerada a mais segura do país
Um ranking do site AirlineRatins.com, considerou a VOEPASS a “mais segura do Brasil” em 2014. Na época, o portal avaliou 449 empresas de aviação segundo critérios de segurança.
Queda de avião deixa mais de 60 mortos
Uma aeronave da VOEPASS caiu na tarde desta sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo, no Interior de São Paulo. De acordo com a empresa, a bordo, estavam 62 pessoas. Destas, 58 eram passageiros e quatro eram tripulantes.
Ainda, conforme a companhia, a aeronave decolou do aeroporto de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Além disso, a empresa informou que está prestando todo o apoio necessário para as famílias das vítimas.
Conforme o Corpo de Bombeiros, não há sobreviventes no local.
Força Aérea Brasileira (FAB) investiga o acidente
Logo após o acidente, por meio de nota, a Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) irá investigar o acidente.
“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, diz o órgão.
Leia nota da VOEPASS
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR coim destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos.
Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 08009419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.”