Crianças vítimas da enchente em Canoas ganharam doces e kits com escovas de dente. A entrega foi realizada por representantes do Comando da Aeronáutica (COMAER) no Centro Humano de Acolhimento (CHA) Recomeço no bairro Industrial.
- Grupo investirá R$ 340 milhões para construir hospital em Canoas
- Auxílio Reconstrução: 86% dos moradores de Canoas alegaram morarem sozinhos
- Lei dá direito a folga para pessoas que trabalham no frio
A iniciativa de entregar esses kits para crianças de Canoas visa conscientizar os pequenos sobre a importância da higiene bucal. As entregas aconteceram ao longo da última semana.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que administra o CHA, ações como esta são importantes para “assegurar que as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul possam ter acesso a informação qualificada e assistência com dignidade.”
Enchente em Canoas: saiba mais sobre o CHA Recomeçar
A estrutura tem 126 casas modulares de 17 metros quadrados, montadas em um terreno próximo à Avenida Guilherme Schell, no bairro Industrial. No local, cerca de 630 pessoas que estavam em abrigos mantidos pela Prefeitura de Canoas.
Além das casas modulares, o local conta com banheiros, berçário, fraldário, lavanderia coletiva, posto médico, refeitório e ambientes multiusos com espaços para crianças e animais de estimação.
De acordo com o Governo do Estado, uma empresa está disponibilizando Wi-Fi gratuito para as famílias que irão ficar no local.
Conheça a estrutura da Cidade Provisória em Canoas
Refeitório
Conforme a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a alimentação será fornecida por uma empresa contratada. No local, os abrigados terão três refeições por dia. São elas: café da manhã, almoço e jantar
Berçário e fraldário
Uma sala está equipada com berços, cadeiras de amamentação, geladeiras, torneiras de água quente, bebedouros e microondas para esquentar a madeira. Também há espaço de trocador para as mães
Lavanderia coletiva
Além das estruturas acima citadas, há 28 contêineres que, juntos, somam: 76 banheiros comuns entre feminino e masculino e 15 sanitários para pessoas com deficiência (PCD). Também instalaram 48 chuveiros comuns e seis para PCD.
Enchente em Canoas: Policiamento 24 horas
O CHA Recomeçar contará com um posto 24 horas da Brigada Militar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), a estrutura tem câmeras de circuito interno de monitoramento. Elas estão conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).