Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado aprovaram por unanimidade um requerimento de abertura de Comissão Especial, que investigará a atuação das empresas de energia CEEE e RGE, no temporal que atingiu diversos municípios em janeiro deste ano.
A proposição é de autoria do deputado Edivilson Brum (MDB). Deputados da oposição do governo Leite tentaram abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a CEEE e RGE, mas não atingiram o número mínimo de assinaturas para a instalação da Comissão.
LEIA MAIS:
- Posto de combustíveis tem bombas interditadas em Canoas
- CadÚnico, saiba como se inscrever e solicitar benefícios
- Aplicativo do Menor Preço mostra preço mais baixos entre supermercados; entenda

Contudo, diferente da CPI, a Comissão Especial apenas convida as empresas a se apresentarem na Casa Legislativa e prestarem esclarecimentos. Caso as empresas não compareçam, há possibilidade da instalação de uma CPI.
O que diz a oposição sobre a escolha de um Comissão especial e não CPI contra a RGE e CEEE
Para os deputados de oposição, a escolha da base do governo pela abertura de uma Comissão Especial ocorreu por esta ter menos poderes de investigação. Eles também criticam e avaliam como péssima a atuação da RGE e CEEE Equatorial durante as chuvas e cheias no RS.
Além disso, alguns deputados criticam a privatização da CEEE, que foi comprada pelo Grupo Equatorial pelo valor de R$100 mil em 2021.