23.3 C
Canoas
21 de dezembro de 2024

Clientes da RGE não terão reajuste na conta de luz este ano

Estima-se que as inundações destruíram entre 30 mil a 50 mil unidades consumidoras de energia elétrica da distribuidora gaúcha RGE

Os clientes residenciais da concessionária Rio Grande do Sul de Energia (RGE) não terão reajuste na conta de luz, prevista para 19 de agosto, que seria de 12%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reajusta os valores tarifários, regularmente, em 19 de junho. Porém, em razão das enchentes que atingiram o estado em abril e maio, a data foi postergada para o dia 19 de agosto. 

Mesmo após aprovado o reajuste de 12,33%, a Aneel atendeu ao pedido da RGE para não aplicar o aumento na conta de luz, deixando o ajuste para 2026 e 2027.

LEIA MAIS:

O que diz a RGE

A concessionária alega que o objetivo é reduzir o impacto da enchente para a população. Atualmente, a empresa atende 3 milhões de clientes em 381 municípios do estado. Muitas destas cidades foram gravemente atingidas pela enchente. 

Assim, para suportar a demanda que a postergação do reajuste trará, a empresa obteve um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$1 bilhão.

Ajuda ao RS

A CPFL Energia mobilizou-se para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. 

A empresa doou R$3 milhões em produtos para a população afetada, em parceria com a State Grid Corporation of China.

Além disso, também trabalhou na recuperação da infraestrutura elétrica, usando dois helicópteros para trabalhos do setor elétrico, para carregar mantimentos e para fazer resgates

Estima-se que as inundações destruíram entre 30 mil a 50 mil unidades consumidoras de energia elétrica da distribuidora gaúcha RGE.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!