29.1 C
Canoas
16 de novembro de 2024

ELEIÇÕES 2024 CANOAS: Rodrigo Cebola defende mais concursados e que a prefeitura de Canoas assuma gestão dos hospitais

Saiba o que pensa o candidato a prefeito de Canoas e quais suas principais propostas

Se eleito for, o candidato a prefeito de Canoas, Rodrigo Cebola (PSOL), pretende aumentar o número de servidores públicos concursados e assumir a gestão dos hospitais Universitário e Pronto Socorro, hoje terceirizadas para instituições privadas. Foi isso que ele afirmou na sabatina aos candidatos a prefeito, promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) do município. O episódio foi ao ar nesta segunda-feira (19).

Sobre a reconstrução da cidade após a maior enchente da história do município, que atingiu 60% da cidade, a ideia é realizar um pacto com todos os municípios para criar espaços em que as águas podem ser desviadas e absorvidas por outros espaços. “O início de um plano de contingenciamento é uma Defesa Civil qualificada. Eu acredito que, para termos um plano de contingenciamento, a Defesa Civil não pode ser um cabide de empregos, onde tem dezenas de CCs (Cargos Comissionados) que não foram qualificados para irem para as secretarias de saúde e educação e foram para a Defesa Civil. Tem que ter um trabalho muito técnico ali e, para isso, acredito que tem que ter concurso público”, afirma.

LEIA MAIS:

VEJA A ENTREVISTA:

Na opinião de Cebola, o dinheiro para a reconstrução da cidade virá do Governo Federal e do Governo do Estado e sem dúvida 2025 será um ano de muita crise para quem assumir a gestão. “Veio muito recurso para a cidade e este recurso não vem no ano que vem. A solidariedade acabou (…). Teremos que fazer um amplo estudo com as universidades e com o Instituto Canoas XXI (…). Dar a possibilidade para que as pessoas, principalmente os pequenos, reconstruam seu comércio(…). O foco será atrair empresas de tecnologia”, garante.

Otimista com as universidades que estão presente no município, a ideia do candidato do PSOL é aproximar o conhecimento das decisões da gestão. Ele acredita que a prefeitura deve ser um meio para centralizar os debates e trazer os diversos setores da sociedade para dialogar.

Sobre educação

A respeito da educação, ele promete que a direção das escolas será escolhida por voto direto da comunidade escolar e que acabará com os contratos emergenciais, dando mais espaço para concursos públicos.

Sobre transporte público

A promessa é de realizar uma licitação visando empresas com ônibus elétricos e adotas modais mais sustentável. Ainda, de acordo com o candidato, outras propostas são: a implementação de “Tarifa Zero”, criando uma taxa de mobilidade urbana; Parada digital, conectada com Wi-FI; E corredor de ônibus em algumas avenidas, como Boqueirão e Rio Grande do Sul.

Sobre segurança pública

O candidato acredita que a Guarda Municipal deve ser uma “Guarda Comunitária” e desarmada. Porém, ele não aprofundou mais sobre o assunto durante a entrevista.

Sobre saúde

Trabalhar na promoção da saúde, a proteção ao cidadão e a recuperação da saúde daqueles que já estão enfermos é básico. Entende que as pessoas estão precisando, mais do que nunca, de acesso a saúde mental. “Para recuperar a saúde de Canoas, teremos que fazer uma revisão de todos os contratos, de serviço e, principalmente, dos contratos de gestão”, diz Cebola.

Por fim, a proposta é que a Prefeitura mantenha uma secretaria voltada para fazer a administração dos hospitais Universitário (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

Sobre economia

Cebola está comprometido com um modelo de “Justiça Fiscal”. Segundo ele, quem ganha ou tem mais dinheiro, pagará mais impostos. Além disso, pretende criar fundos de arrecadação para custear todos os projetos e incentivar a economia solidária como forma de fazer o dinheiro rodas sem aumentar impostos

Sabatinado no especial PodCICS eleições 2024, o candidato do PSOL, Rodrigo Cebola, conversou por 1h30min com os jornalistas Guilherme Manfroi (CICS), Rodrigo Becker (Seguinte) e Marco Leite (Notícias da Aldeia). A proposta é dar espaço para que os candidatos expliquem aos eleitores suas propostas para a cidade.

Os próximos sabatinados são Odirlei Campiol (NOVO), com episódio que vai ao ar no dia 20 de agosto. Em seguida, é a vez de Beth Colombo (Republicanos), no dia 21 de agosto. Airton Souza (PL) terá o episódio publicado no dia 22 de agosto e Jairo Jorge (PSD) no dia 23 de agosto.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!