Se eleita for, a candidata a prefeita de Canoas nas eleições de 2024, Beth Colombo (Republicanos), promete que as escolas atingidas pelas enchentes retornarão o ano letivo de 2025 com as escolas funcionando. Foi isso que ele afirmou na sabatina aos candidatos a prefeito, promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) do município. O episódio foi ao ar nesta terça-feira (20).
Beth propõe escolas de educação infantil funcionando durante a noite para que as mães que precisam estudar tenham onde deixar os filhos. A ideia não é que sejam todas as Escolas de Educação Infantil (EMEIs) do município com funcionamento a noite, mas as que um estudo apontar ser a melhor solução para a região.
- Projeto de Lei prevê auxílio emergencial para estudantes de até R$ 2.300
- Pente-fino do INSS pode cortar aposentadoria? Entenda
- Saiba até quando você pode sacar benefício de R$ 1.412
Uma das primeiras ações que pretende adotar se for eleita, no entanto, é sobre o hospital que ficou embaixo d’água durante a maior enchente da história do município. “Nós temos que, neste momento, pensar na recuperação do Pronto Socorro. O Pronto Socorro tem que voltar a ter suas atividades, com sua equipe, com todo corpo de médicos, técnicos, assistentes, salas adequadas, equipamentos que foram perdidos”, promete.
Sobre educação eleições 2024 canoas
As mais de 40 escolas atingidas, segundo ela, estariam em condições para voltar às aulas. “Tela interativa, Chromebook, mesas interativas, material didático diverso se conquista, se compra, se adquire gradualmente. O que uma escola precisa é de professor, sala de aula limpa, material escolar e alimentação. Isso é o básico para uma escola (…). Tem gente que dá aula no Nordeste embaixo de uma árvore. Nós temos que fazer as nossas escolas funcionarem”, garante.
Sobre Transporte Público eleições 2024 canoas
Colombo afirma que vai pensar grande e buscar de fora do Estado profissionais que possam trazer soluções diferentes para o transporte público. Ela reafirma que não é dona da empresa Sogal, e sim o seu cunhado. “Parem de atribuir a mim uma coisa que não é verdade. Eu vou fazer a licitação e que vença quem tem condições de dar condições humanas”, garante.
Sobre segurança pública eleições 2024 canoas
A candidata afirma que a Guarda Municipal deve continuar armada. “Nós vamos aumentar o número de guardas municipais, com um novo concurso (…), equipar adequadamente a nossa guarda, com fardamento, colete a prova de balas, arma adequada. Não é uma pistolinha que vai combater o narcotráfico que se instala”, promete.
Sobre saúde
Beth pretende propor para que a Associação Beneficente de Canoas (ABC) retome a gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). “Nós temos que rever o modus operandi do gracinha. O graças é uma associação beneficente, está sob interdição da Prefeitura há bastante tempo e eu não sei se essa interdição ajuda ou atrapalha. E eu vou propor para a ABC retomar a gerência do hospital. Se eles toparem, nós vamos retomar a vida do gracinha como ela era”, pontua.
Colombo também lembra que não haviam UPAS no município antes dela assumir como secretária de saúde do município. Sobre o seu perfil, Beth afirma que não fará uma campanha de ataques, mas propositiva. “Eu sou respeitosa, porque aprendi que se eu quero respeito, preciso fazer o primeiro gesto, dar o primeiro passo. Tu acabas colhendo o que semeia”, afirma.
Sobre economia
Segundo Beth, as pequenas empresas atingidas pela enchente ainda estão com as portas fechadas, pois não tem como voltar às atividades. Ela lembra que as escolas já trabalham empreendedorismo e educação financeira na cidade. “Eu posso escrever muitas coisas bonitas no plano de governo e não realizar nenhuma por falta de condições da prefeitura. Eu tenho que usar recursos dentro da minha realidade de gestora. Com certeza, vou buscar soluções, não tenha dúvidas disso, mas dentro da capacidade da prefeitura. Não vou prometer o que não vou cumprir”, afirma.
Sabatinada no especial PodCICS eleições 2024, a candidata do Republicanos, Beth Colombo, conversou por 1h30min com os jornalistas Guilherme Manfroi (CICS), Rodrigo Becker (Seguinte) e Marco Leite (Notícias da Aldeia). A proposta é dar espaço para que os candidatos expliquem aos eleitores suas propostas.
Os próximos sabatinados são Airton Souza (PL), que terá o episódio publicado no dia 22 de agosto, e Jairo Jorge (PSD), no dia 23 de agosto.