O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta na última sexta-feira (23/8) sobre possíveis golpes que estão sendo enviados por SMS para famílias beneficiárias do Bolsa Família.
O ministério informou que os beneficiários estão recebendo mensagens de texto com links que podem instalar vírus em seus dispositivos. Esses vírus permitem que criminosos tenham acesso às contas bancárias das vítimas.
LEIA MAIS:
- Pente-fino do INSS pode cortar aposentadoria? Entenda
- Bolsa Família: Pagamento é liberado para o NIS 5
- Veja lista com nomes que receberam auxílio de R$ 5 mil
Contudo, o MDS orienta que a comunicação oficial com as famílias se dá apenas por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família.
“Se o usuário clicar no link suspeito, suas informações e acessos ficam expostos a possíveis criminosos (phishing)”, explica o ministério.
Além disso, o MDS esclarece que o programa Bolsa Família não envia SMS com links para outros sites, nem realiza ligações telefônicas.
Assim, o ministério recomenda que, em caso de fraude, as famílias lesadas se dirijam a uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária. A contestação também pode ser feita pelo aplicativo Caixa TEM. Além disso, é aconselhável registrar um Boletim de Ocorrência.
O MDS afirmou que está monitorando os casos e reforçará o protocolo de segurança do aplicativo. Confira o comunicado completo