A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Escobar. Coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a ofensiva tem o objetivo de combater os crimes de lavagem de dinheiro cometidos por uma organização criminosa.
Conforme a polícia, estão sendo cumpridos 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e 10 pedidos de prisão preventiva. O cumprimento das ordens judiciais acontecem nas cidades de Capela de Santana, Dois Irmãos, Esteio, Ivoti, Novo Hamburgo, Parobé e Taquara.
LEIA MAIS:
- Polícia Civil apreende fuzil israelense em Canoas
- Polícia Federal faz operação em Canoas para combater fraudes no salário maternidade
- Homem mata esposa a tiros na frente da filha e posta foto nas redes sociais
Até o momento, os agentes prenderam três pessoas.
Polícia Civil faz operação para combater lavagem de dinheiro feita por organização criminosa: saiba mais sobre a investigação
De acordo com a Polícia Civil, a organização criminosa começou a ser investigada em 2020. Eles são suspeitos de participarem de roubos e furtos a estabelecimentos bancários, transporte de valores e extorsões mediantes sequestros.
Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça concedeu o bloqueio de R$ 1 milhão de 22 investigadores. Além disso, foram sequestrados 30 veículos e nove imóveis entre casas e propriedades rurais.