Setembro deverá ser marcado por calor acima da média, poucos dias frios e chuva acompanhada de riscos de temporais e ciclones extratropicais no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a previsão indica que os volumes de chuva serão menores do que os registrados em 2023, quando diversas cidades do Estado sofreram com inundações e alagamentos, como Canoas, por exemplo.
Em 2024, o Rio Grande do Sul deverá ser o estado com mais chuva na Região Sul. Porém, a previsão indica que a precipitação deverá ficar perto ou acima da média na maior parte do Estado. Mas, em algumas áreas, a chuva poderá ficar abaixo da média. Mesmo assim, o cenário deverá ser diferente do que o registrado no passado, com volumes de chuva inferiores.
LEIA MAIS:
- Ministro Paulo Pimenta anuncia plano de R$9 bilhões para reformas de diques
- Governo pretende começar a entregar casas para vítimas da enchente em Canoas em setembro
Vale recordar que, historicamente, o mês de setembro é marcado por grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul. O período, inclusive, é conhecido como “enchente de São Miguel”.
Mais calor, menos frio em setembro no Rio Grande do Sul
Ainda, conforme a MetSul, setembro terá um número muito baixo de dias de frio. Nesta primeira semana, o ar mais frio deverá ingressar no território e provocar noites com temperaturas baixas e geada. Porém, o cenário muda com o avançar dos dias.