Dado como morto, homem ganha da Justiça direito de receber Auxílio Reconstrução de R$ 5 mil. Desde junho, o morador de Novo Hamburgo lutava sem sucesso para acessar o auxílio.
Dessa forma, a 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo ordenou que a União pague o benefício até 30 de agosto. Assim, apesar da decisão, as partes ainda podem recorrer.
LEIA MAIS:
- Prefeitura divulga lista com nomes que vão ganhar auxílio de até R$ 10 mil
- Auxílio Reconstrução: entenda por que benefício pode ser negado e saiba o que fazer em caso de análise
- Saiba como consultar CPF para receber auxílios
Dado como morto, homem ganha da Justiça direito de receber Auxílio Reconstrução: prova de vida
A Defesa Civil de Novo Hamburgo confirmou que o morador vive no bairro Canudos, uma das áreas atingidas pela cheia do Rio dos Sinos. No entanto, o sistema do governo federal negou o auxílio, alegando incorretamente que o chefe da família estava morto. Dessa forma, o juiz responsável pelo caso destacou que, como o homem está vivo e seu CPF está regular, ele tem direito ao benefício.
Pessoas incorretamente listadas
O governo do estado informou que a enchente afetou 29,1 mil dos 227 mil moradores de Novo Hamburgo. O governo federal também reconheceu que listou incorretamente 1,2 mil pessoas como mortas entre os 630 mil beneficiários do Auxílio Reconstrução. Em julho, uma atualização apontou 144 casos semelhantes apenas em Novo Hamburgo.
Embora os números sejam alarmantes, a Justiça tem confirmado que muitos desses cidadãos estão vivos, como no caso desse morador de Novo Hamburgo. Outro exemplo ocorreu em São Leopoldo, onde um morador também foi impedido de acessar o programa por estar erroneamente listado como falecido.
Cadastros rejeitados e lista de beneficiados
No final de julho, o governo federal rejeitou 115,7 mil cadastros no Auxílio Reconstrução por várias inconsistências, como pedidos feitos em nome de pessoas supostamente mortas, solicitações duplicadas por famílias em diferentes cidades, e membros de uma mesma família registrados em múltiplos endereços.
A lista completa das pessoas que receberam o Auxílio Reconstrução você confere clicando aqui.