O Governo Federal vem alertando para bloqueio do Bolsa Família e golpes. De acordo com um relatório recente do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre o pagamento do programa em agosto de 2024, 538 mil famílias tiveram seu auxílio bloqueado naquele mês.
Enquanto não resolverem ou esclarecê-las, essas famílias não poderão receber o benefício. Então, o que pode causar o bloqueio do benefício e impedir seu pagamento?
Veja abaixo as principais razões que levam a essa interrupção:
- Crianças e jovens em idade escolar frequentando menos de 80% das aulas mensais.
- Crianças com até 7 anos que não passam por acompanhamento nutricional semestral (feito no posto de saúde para medir peso e altura).
- Gestantes que não realizam o pré-natal.
- Famílias cuja renda mensal excede meio salário mínimo por pessoa.
- Divergências nos dados do Cadastro Único.
- Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Se o pagamento não for efetuado devido a uma dessas razões, o titular receberá uma notificação pelo App Caixa Tem ou pelo App Bolsa Família, instruindo-o a realizar as correções necessárias.
LEIA MAIS:
- Vencedores do Nota Fiscal Gaúcha têm até a próxima semana para resgatar prêmio de R$1 mil
- Seguro-desemprego terá aumento e valor pode chegar a R$2.313; saiba como solicitar
Golpe do Bolsa Família
Além disso, o MDS está alertando sobre fraudes relacionadas ao Bolsa Família. Criminosos estão explorando a vulnerabilidade dos beneficiários para acessar suas contas no Caixa Tem e desviar o dinheiro destinado a eles.
Quando isso ocorre, o titular pode enfrentar dificuldades para acessar sua conta online, devido ao bloqueio no sistema. Ou, ao verificar o saldo, pode encontrar transferências não autorizadas para terceiros desconhecidos.
Os golpistas costumam enviar mensagens atraentes por SMS, WhatsApp ou e-mail, prometendo bônus ou alertando sobre a possível suspensão do benefício. Essas mensagens geralmente contêm um link que solicita a recuperação do valor.
Ao clicar no link, o usuário expõe suas informações e acessos aos criminosos, que podem então acessar o Caixa Tem e retirar indevidamente os valores disponíveis.
Consulta ao pagamento do Bolsa Família
Para verificar o status do pagamento do Bolsa Família para o próximo mês, o titular pode utilizar um dos seguintes canais:
- App Bolsa Família – Faça login usando o CPF.
- App Caixa Tem – Selecione a opção “Bolsa Família” e clique em “Consultar saldo”.
- Ligue para a Caixa – Telefone 111.
- Ligue para o Ministério do Desenvolvimento Social – Telefone 121.