Usuários ficaram sem acesso a sites do governo federal nesta quarta-feira (11). Contudo, o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) está investigando as causas do problema que derrubaram o domínio gov.br.
De acordo com o G1, por volta das 16h desta quarta, sites como os do Palácio do Planalto e dos ministérios de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), da Justiça (MJ), Relações Exteriores (MRE), dos Direitos Humanos (MDH), Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Regional (MDR), Agricultura (MAPA), Minas e Energia (MME) e Transporte estavam fora do ar.
LEIA MAIS:
- Prefeitura de Canoas alerta para cuidados com a fumaça; Uso de máscaras é recomendado
- Rio Grande do Sul pode ter chuva preta; Saiba mais sobre o fenômeno
- Agência suíça diz que qualidade do ar está “insalubre” em Canoas
Alguns dos sites do domínio gov,br já voltaram a funcionar, porém, usuários relataram lentidão.
Além disso, o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também estava fora do ar.
Ataque Hacker em julho a site do governo federal
Em julho, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) revelou que um incidente de segurança cibernética afetou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Na mesma ocasião, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) iniciaram investigações para apurar o caso.
LEIA TAMBÉM:
Entenda por que o horário de verão pode voltar
Entenda por que o horário de verão pode voltar, conforme o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Possibilidade foi levantada nesta quarta-feira (11).
Conforme Alckmin, a retomada do horário de verão pode ser “uma boa alternativa” para enfrentar a estiagem que afeta a geração de energia no país. Com o cenário de crise hídrica, o vice-presidente destacou que o governo busca medidas para evitar o desperdício e promover o uso eficiente da energia.