22 C
Canoas
16 de novembro de 2024

Pela primeira vez, civis realizam caminhada espacial; Entenda

Primeira caminhada espacial é realizada por astronautas não profissionais em missão realizada pela Space X

Primeira caminhada espacial é realizada por astronautas não profissionais nesta quinta-feira (12). A SpaceX marcou mais um feito histórico na manhã desta quinta-feira (12), quando dois tripulantes civis do programa Polaris Dawn realizaram uma caminhada espacial inédita. Jared Isaacman, bilionário que financiou a missão, e Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da empresa, saíram da nave Crew Dragon para flutuar no espaço, transformando essa missão em um marco no turismo espacial.

Jared Isaacman foi o primeiro a deixar a nave, exatamente às 7h52, iniciando a caminhada espacial. Poucos minutos depois, às 8h05, Sarah Gillis também flutuou no espaço, realizando um feito impressionante para o programa. Antes da saída, a SpaceX despressurizou a Crew Dragon, expondo a nave ao vácuo do espaço.

LEIA MAIS:

Ambos os tripulantes utilizaram trajes especialmente desenvolvidos pela SpaceX para garantir a segurança durante a missão.

Marco histórico

Essa foi a primeira vez que uma caminhada espacial foi financiada por uma empresa privada, o que demonstra o avanço do turismo espacial. Até então, apenas astronautas altamente treinados por governos realizavam essas atividades. Mais de 270 caminhadas espaciais foram feitas na Estação Espacial Internacional (ISS) desde o ano 2000, além de 16 realizadas por astronautas chineses na estação Tiangong.

Antes desse evento, a tripulação do Polaris Dawn já havia conquistado outro marco. Na quarta-feira (11), eles alcançaram a distância de 1.400 km da superfície terrestre, a maior desde o programa Apollo, encerrado em 1972. Para efeito de comparação, a Estação Espacial Internacional fica a apenas 420 km da Terra.

Quem está na nave?

A bordo da Crew Dragon estão Jared Isaacman, comandante e presidente-executivo do serviço de pagamentos Shift4, Scott Poteet, piloto e ex-tenente-coronel da Força Aérea americana, Sarah Gillis, engenheira de operações da SpaceX, e Anna Menon, médica e engenheira de operações da empresa. Isaacman, que acumula uma fortuna de quase US$ 2 bilhões (R$ 11 bilhões), foi o único a ter experiência anterior em voos espaciais. Ele financiou a missão Inspiration4 em 2021, que também fez história no turismo espacial.

Os quatro tripulantes se prepararam intensamente durante dois anos, com treinamentos rigorosos, incluindo paraquedismo, pilotagem de aeronaves e voo em gravidade zero.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!