16.1 C
Canoas
14 de novembro de 2024

Horário de verão deve voltar no próximo mês; entenda

Prática pode ser reimplantada até o final do próximo mês

Nesta segunda-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ser “muito provável” o retorno do horário de verão e que a implementação ocorrerá em cerca de 30 dias.

“O horário de verão costuma aquecer muito algumas áreas do comércio, turismo, bares e restaurantes. Nós estamos vivendo um momento muito bom para a economia brasileira com a inflação baixa, menor taxa de desemprego formal da história, o Brasil cresce muito rápido” afirmou o ministro em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

LEIA MAIS:

Além disso, o ministro destacou que o país enfrenta “a pior escassez hídrica dos últimos 93 anos”, com estiagem e baixo índice pluviométrico em todo o território.

Sobre o Horário de verão

O horário de verão é uma prática que consiste em adiantar os relógios em uma hora durante os meses mais quentes do ano.

Por isso, foi implementado com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e, consequentemente, economizando energia elétrica. 

Assim, a mudança ocorre tipicamente na primavera e retorna ao horário padrão no outono. Em teoria, isso pode resultar em menor consumo de eletricidade e promover atividades ao ar livre.

Em meio ao debate sobre a eficácia do horário de verão para a economia de energia, o ex-presidente Bolsonaro extinguiu a prática em 2019.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!