30.2 C
Canoas
01 de dezembro de 2024

Trensurb faz testes para reabrir estações em Canoas e Porto Alegre 

A Trensurb deve reabrir estações no trecho ainda nesta semana

A Trensurb está realizando testes para reabrir duas estações em Canoas e três em Porto Alegre. A previsão é que as estações sejam reabertas e as composições voltem a circular no trecho na próxima sexta-feira (20). 

De acordo com a empresa, desde a semana passada, estão sendo realizados testes no trecho entre as estações Fátima e Farrapos. “As equipes operacionais e de manutenção estão empenhadas em garantir a segurança, as condições da via e o controle eficiente do tráfego dos trens para a retomada até a Estação Farrapos”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes. 

LEIA MAIS:

Trensurb de olho nos testes

Conforme a Trensurb, técnicos da empresa estão observando, durante o processo, o comportamento da via de dois aspectos: dentro do trem e na estrutura ferroviária. O objetivo é analisar possíveis variações e impactos para que nada comprometa a segurança da operação.

Além disso, a empresa ainda destaca, que os testes também estão focando no monitoramento do sistema de energia de tração. A medida serve para garantir a segurança dos equipamentos elétricos com o aumento do trecho de circulação de trens. 

Ainda, de acordo com a estatal, o sistema de sinalização ferroviária também está sendo testado.

Para isso, estão sendo realizadas verificações completas de todos os sinais ao longo dos trechos mais afetados e a movimentação das máquinas de chave (aparelho de mudança de via), além da verificação nos sistemas do código de velocidade, componente que libera a circulação do trem na via.

Trensurb já tem data para voltar a circular em Porto Alegre: quando vai até a Mercado?

Ainda, conforme a Trensurb, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado em Porto Alegre deverão reabrir até o dia 24 de dezembro. Porém, neste trecho, a estatal acredita que cumprirá o prazo com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!