18 C
Canoas
20 de novembro de 2024

Polícia Civil faz operação contra criminosos que aplicam golpes usando falso 0800 em Canoas

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a Operação Linha Cruzada. A ação, com o apoio da polícia de São Paulo, tem o objetivo de combater os crimes de estelionato praticados por meio eletrônico e associação criminosa.

Polícia Civil faz operação contra criminosos que aplicam golpes usando falso 0800 em Canoas: detalhes da ação

A ação é coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia de Canoas. De acordo com a polícia, a ofensiva é resultado de mais de 1 ano de investigação que apurou um novo esquema praticado por criminosos paulistas contra vítimas gaúchas. O golpe é conhecido como “falsa central de atendimento” ou “falso 0800”. Na prática, os criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras por meio de ligação telefônica utilizando o “mascaramento” do número do banco.

LEIA MAIS:

Durante a ligação, os criminosos induzem a vítima a realizar movimentações bancárias, como transferências, pix, empréstimos em favor dos bandidos. Em um dos casos investigados, uma das vítimas de Canoas teve um prejuízo de R$ 200 mil através de compras no cartão de crédito, pix e transferências. Os objetos de valor foram entregues em diversos endereços de São Paulo.

Ainda, conforme a polícia, todo o valor foi recuperado e devolvido à vítima.

A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª Delegacia de Polícia, destaca que essa é a sexta operação de 2024 com o objetivo de combater a criminalidade digital. “A equipe está atenta a esse tipo de crime e que novas ações serão deflagradas”, salienta.

Até o momento, quatro investigados foram conduzidos para a delegacia onde estão prestando depoimento, Policiais apreenderam diversos celulares e máquinas de cartão de crédito.

Polícia Civil faz operação contra criminosos que aplicam golpes usando falso 0800 em Canoas: Terceira fase da operação

A 1ª fase da ofensiva ocorreu em novembro de 2022 também em São Paulo. Nessa fase, os criminosos alvo da ação teriam obtido mais de R$ 4 milhões com o golpe.

Em outubro de 2023, a 3ª DP de Canoas realizou a segunda fase da ação. Na ocasião, foram cumpridas 44 cautelares expedidas pelo judiciário. Logo após a ação, inclusive, a Anatel publicou medidas para evitar fraudes com o número 0800;

“Fraudes eletrônicas vem crescendo desde a pandemia, quando houve uma intensificação da migração de crimes para o mundo virtual, com uso massivo da tecnologia. A distância entre autor e vítima sempre se coloca como um ingrediente a dificultar a identificação dos criminosos, mas com a qualificação das investigações e inteligência estamos obtendo cada vez mais êxito na prisão dos grupos envolvidos nessa prática, inclusive com bloqueio de bens e valores, possibilitando futuro ressarcimento dos que sofreram o golpe. A medida em que a impunidade diminui, o crime se torna menos atrativo. A Delegacia regional de Canoas ter como prioridade a investigação de estelionatos e extorsões que se valem do ambiente virtual e maior vulnerabilidade das vítimas, sendo que desde 2023 já executou mais de 20 operações com mais de 100 presos, em golpes que causaram prejuízo na casa das dezenas de milhões de reais”, destaca o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional (2ª DPRM), delegado Cristiano Reschke.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!