Na tarde desta quinta-feira (19), o Rio Grande do Sul começou a enfrentar uma onda de instabilidade climática, com a formação de fortes áreas de instabilidade nas proximidades da fronteira com o Uruguai. A cidade de Bagé foi uma das mais afetadas, onde moradores relataram a queda de pedras de granizo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as pedras de granizo, surpreendendo e preocupando os residentes da região. (Veja vídeo abaixo)
LEIA MAIS:
- Corsan dará prêmios de até R$ 100 mil para quem paga contas em dia; Saiba como participar
- Caixa antecipa pagamento de benefício para vítimas da enchente; Veja como receber
- Saiba como garantir isenção do IPTU em Canoas
Meteorologistas destacam que essa instabilidade é parte de um padrão climático que pode se intensificar nas próximas horas trazendo mais mudanças para o tempo no estado.
Leia mais sobre o tempo
Defesa Civil emite alertas de temporal para os próximos dias
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na última terça-feira (17) uma série de alertas para os próximos dias com risco de temporais e alagamentos. A previsão, conforme o órgão, indica que a semana que começou com temperaturas amenas e tempo firme, deve acabar com chuva.
De acordo com a Defesa Civil, o primeiro alerta é válido para esta quinta-feira (19). A previsão indica que o aumento da umidade no Norte Gaúcho e uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, deverá provocar chuva forte e temporais na Região Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste, Missões, Centro, Sul, Costa Doce e Vales.
Ainda, conforme o órgão, as tempestades devem vir acompanhadas de descargas elétricas, granizo e ventos de até 90km/h.
“À noite, as tempestades se espalham pela Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com acumulados de 40 a 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, e de 10 a 25 mm/dia nas outras áreas”, diz a Defesa Civil em nota.