A empresa Vakinha está promovendo ações neste mês voltadas para o bem-estar emocional da população, em alusão ao setembro amarelo. Conteúdos gratuitos estão sendo disponíbilizados, assim como consultas psicológicas a preços acessíveis. Além disso, uma campanha de arrecadação para apoiar instituições especializadas em saúde mental está sendo promovida.
A ação da Vakinha, em parceria com Zenklub, Conexa e Helloo, deu início às ações do Setembro Amarelo através da plataforma.
O CEO da empresa, Luiz Felipe Gheller, aponta que é necessário pensar muito além da necessidade financeira dos usuários que recorrem ao site. “Quem recorre ao Vakinha em busca de apoio financeiro muitas vezes enfrenta desafios que vão além da necessidade material; a saúde mental também precisa de atenção. É necessário suporte emocional para que essas pessoas possam superar as adversidades com mais equilíbrio e força,” explica.
LEIA MAIS:
- Governo do Paraná anuncia doação de 100 casas de madeira para o Rio Grande do Sul
- Governo vai disponibilizar auxílio para afetados das queimadas
- Feriados 2025: feriados prolongados estão de volta; Veja quando
Os conteúdos vão estar disponíveis durante todo o mês para os usuários do Vakinha. Desse modo, o acesso é gratuito, tendo conteúdos educacionais sobre temas como depressão, burnout, alimentação e cuidados com o sono. O foco é preservar e melhorar a saúde emocional e estimular o autocuidado. Tudo desenvolvido pela Zenklub, plataforma especialista em saúde emocional corporativa.
Parte dos conteúdos também será exibida em shoppings, edifícios comerciais e outros espaços em telas digitais através da parceria com a Helloo. A empresa está presente em 49 cidades, ampliando o alcance e impactando mais pessoas para gerar conscientização sobre a importância da data.
Campanhas de doações neste setembro amarelo
Além dos conteúdos, a parceria entre o Zenklub e Conexa entendem a importância de um atendimento psicológico acessível. Por isso, consultas com psicólogos vão ser oferecidas a um valor especial de R$ 70, permitindo que mais pessoas possam buscar ajuda profissional neste período crítico.
Assim sendo , dentro do Vakinha também é possível contribuir com doações para apoiar instituições que são referência no cuidado com a saúde mental. São o Instituto Bem do Estar, a Fundação Cristiano Varella e a Ação Cristã Vicente Moretti.
O Rio Grande do Sul, onde está localizada a sede do Vakinha, enfrenta um cenário desafiador no que diz respeito à saúde mental, especialmente após as recentes enchentes que devastaram várias regiões do estado. Uma pesquisa inédita conduzida pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) revelou que 42% dos participantes avaliados desenvolveram sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) após o desastre.