Na última quinta-feira (19) o Banco Central divulgou que houve um vazamento de dados da chave Pix de quem utiliza o site de compras Shopee. Ainda de acordo com o comunicado do BC, não houve vazamento de dados sensíveis, como senhas, dados bancários ou qualquer tipo de transação.
Em nota, o BC afirma que:
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
LEIA MAIS:
- Caixa libera Pix de R$ 1.068,03; Veja se você tem direito
- Inscrição no CadÚnico pode garantir vaga de trabalho; Entenda
- Supermercado faz dezenas de promoções após reinauguração em Canoas
Além disso, a instituição em que o cliente possui conta entrará em contato com os usuários que tiveram seus dados vazados por meio de aplicativo ou internet banking.
A instituição reforça que exclusivamente os bancos farão o comunicado. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirma o Banco Central”.
A Shopee será responsabilizada pelo vazamento dos dados
O Banco Central aguarda o retorno da empresa Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA (Shopee) em razão de falhas e do vazamento dos dados. Além disso, o BC possui uma página, onde usuários podem registrar incidentes de segurança. Clique aqui para acessar a página.