O primavera começa com alto risco no Rio Grande do Sul de chuva excessiva, alagamento, inundações, enchente e temporal. Segundo um alerta emitido neste domingo (22) pela MetSul Meteorologia a chuva já chega em pontos mais ao Sul do estado neste domingo (22), mas a instabilidade mais intensa ocorrerá entre segunda (23) e o começo da quinta-feira (26).
De acordo com a nota da MetSul, será o maior episódio de chuva no estado desde fim de abril e início de maio, porém o volume da chuva tende a ser menor que da enchente, “Será o maior episódio de chuva no Rio Grande do Sul desde o fim de abril e o começo de maio, que levou às enchentes catastróficas no estado no outono. A abrangência e os volumes no episódio de chuva, entretanto, tendem a ser menores que os do desastre de meses atrás.”
LEIA MAIS AQUI:
- Bairros de Canoas terão linhas de ônibus durante a madrugada; Saiba quais
- Dia do Sorvete: Loja vai distribuir sorvetes de graça; Saiba onde
- Famílias com CadÚnico podem receber até R$ 3.800 em beneficíos; Saiba como
A instabilidade deve se intensificar no Sul e no Oeste e do estado entre esta segunda-feira (23) e o começo da quinta-feira (26). A chuva deve ser forte a torrencial com pancadas por vezes intensas no Oeste e no Sul do estado, trazendo altos volumes em intervalos curtos.
Qual a quantidade de chuva?
Os modelos numéricos mostram previsões de chuvas generalizadas superiores a 100 mm nas regiões Oeste e Sul do estado, com registros em diversas localidades próximos ou acima de 200 mm. Além disso, há dados que indicam acumulados ainda mais significativos, variando entre 300 mm e 400 mm em algumas áreas.
*Com informações de MetSul