O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade de grau de severidade “perigo” para diversas regiões do Rio Grande do Sul. O aviso, que começou às 3h11 desta segunda-feira (23), prevê chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.
A previsão de encerramento do alerta é para o meio-dia do mesmo dia, mas os riscos são significativos até lá.
LEIA MAIS:
- Pessoas com CadÚnico tem direito a nove auxílios; Veja como solicitar
- Saiba se você tem direito a Pix de até R$ 1 mil; Entenda
- Universidade oferece serviços gratuitos para a população em Canoas
Inmet emite alerta laranja de temporal com risco de granizo: chuva e ventos fortes
Segundo o INMET, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou atingir até 100 mm ao longo do dia. Os ventos também são motivo de preocupação, podendo chegar entre 60 km/h e 100 km/h.
Além disso, a queda de granizo está prevista, o que aumenta o risco de danos às plantações e estruturas da região. Além de Canoas e Porto Alegre, o alerta também é válido para Aceguá, Agudo, Alegrete, Alvorada, Amaral Ferrador e vários outros nas áreas do sudoeste e sudeste rio-grandense.
Interrupção de energia
O Inmet destacam que o risco de corte de energia elétrica é elevado, assim como a possibilidade de quedas de árvores e alagamentos. A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, os moradores evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda também é altamente desaconselhado.
Fique atento
Além disso, os especialistas recomendam desligar os aparelhos elétricos e desativar o quadro geral de energia da residência sempre que possível, para evitar danos. Em caso de emergência, contate imediatamente a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.