A Defesa Civil emitiu um alerta para tempestades isoladas, chuvas persistentes, rajadas de vento intensas e alagamentos pontuais em diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo para a Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo Canoas.
O aviso é válido até as 20h desta quarta-feira, (25), especialmente para as áreas destacadas em vermelho no mapa divulgado pela Defesa Civil.
LEIA MAIS:
- “É importante que todos estejam em alerta”, afirma Leite sobre previsão de chuvas para os próximos dias
- Veja o novo golpe que criminosos estão aplicando utilizando celular Android
- Governo atualiza critérios do Bolsa Família; Saiba o que muda
A recomendação é que os moradores dessas regiões fiquem atentos às mudanças no tempo e tomem as precauções necessárias para evitar riscos.
Defesa Civil emite alerta para temporal com risco de alagamento: fique atento
Caso as condições meteorológicas se agravem, a Defesa Civil orienta que, em qualquer situação de emergência, o cidadão entre em contato imediatamente pelos números 190 ou 193. Além disso, a população é incentivada a relatar, nos comentários, como está o tempo em suas respectivas localidades, para que a situação possa ser monitorada mais de perto.
Se você for surpreendido por uma tempestade severa, a primeira ação recomendada é buscar abrigo rapidamente. Em casa, é importante fechar bem portas e janelas para evitar danos causados pelo vento. Também é fundamental desconectar todos os eletroeletrônicos das tomadas durante os temporais, prevenindo acidentes com picos de energia. Não se esqueça dos seus animais: abrigue-os e mantenha-os em segurança durante o mau tempo.
Se mantenha em segurança
Outro ponto de atenção é evitar atravessar áreas inundadas ou alagadas, seja a pé ou de carro. Mesmo que o volume de água pareça baixo, ele pode esconder perigos como buracos, bueiros abertos ou fortes correntezas que podem colocar em risco a sua segurança. A água encobre esses riscos, o que aumenta as chances de acidentes graves.
Para se preparar melhor e estar sempre informado, a Defesa Civil recomenda que todos procurem conhecer os Planos de Contingência municipais. Essas informações podem ser essenciais para saber como agir em caso de desastres e para entender quais são os riscos mais frequentes na sua região.