Na manhã desta quinta-feira (26), um trecho da BR-116, em Canoas, registrou bloqueio parcial devido a um grande acúmulo de água causado pela forte chuva que atinge a cidade nos últimos dias. O alagamento tornou o trânsito lento na região, exigindo paciência e atenção redobrada dos motoristas.
Conforme apurado pela Agência GBC, o volume de água acumulado no trecho afetado está dificultando o fluxo de veículos, que seguem com lentidão.
LEIA MAIS:
- Veja como garantir R$ 3.800 em auxílios com o CadÚnico
- Quem vive sozinho pode receber auxílio do Governo Federal; Veja critérios
- Veja quem ainda não resgatou prêmio do Nota Fiscal Gaúcha; Prazo se encerra em outubro
Alagamento bloqueia parcialmente trecho da BR-116 em Canoas: mais chuva
Portanto, com a previsão de mais chuvas nas próximas horas da Defesa Civil, o alerta segue para que todos redobrem a atenção e se mantenham informados sobre as condições da rodovia.
Defesa Civil emite novo alerta
A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas fortes, acompanhadas de ventos intensos, raios, granizo e risco de alagamentos, com previsão para as próximas três horas.
O aviso é válido até às 10h desta quinta-feira, 26 de setembro, e afeta a área destacada no mapa de monitoramento climático. O órgão reforça que os moradores devem estar atentos às condições climáticas e seguir todas as orientações de segurança.
Leia mais
Prefeitura de Canoas monta operação preventiva diante os alertas de temporal
A prefeitura de Canoas adotou uma série de medidas preventivas, em conjunto com diversas secretarias, diante do alerta de fortes chuvas e temporais na cidade para esta quarta e quinta-feira (25).
De acordo com a Eclima, a previsão é de que chova entre 40 a 80 milímetros em um período de 24 horas, com alto potencial de alagamento. Além disso, os ventos podem chegar a 80km/h.
Por isso, a partir das 22h desta quarta-feira (25), o gabinete de crise, em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na sede da Segurança Pública de Canoas, será aberto para monitorar as condições e combater possíveis danos decorrentes do evento climático.
Ainda segundo o Eclima, o pico da instabilidade deve ser observado na madrugada desta quinta-feira (26).
Todas as subprefeituras também estarão em regime de plantão. Confira como entrar em contato:
- Subprefeitura Sudoeste (Rio Branco) – (51) 9357-5585
- Subprefeitura Sudeste (Niterói) – (51) 3475-2525
- Subprefeitura Nordeste (Estância Velha) – (51) 9815-0012
- Subprefeitura Noroeste (Mathias Velho) – (51) 9241-2644
- Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412
Casa de bombas de Canoas
Além disso, as oito casas de bombas da cidade contam com geradores e terão plantão de equipes durante 24 horas. A mobilização conta com o suporte de 50 motobombas, assim como caminhões hidrojatos, retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o enfrentamento de acúmulos de água. Equipes da Defesa Civil também estão mobilizadas e em alerta.
Telefones de emergência
As pessoas podem informar situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamento, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores, pelo número (51) 3230-2000.
A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.