Grande parte dos usuários do Trensurb fazem o seguinte questionamento: quando as estações no Centro de Porto Alegre serão reabertas? Recentemente, a estatal voltou a circular, de forma emergencial, até a Estação Farrapos na Capital.
De acordo com a Trensurb, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, foram as mais atingidas pelas enchente. Por isso, elas estão fechadas desde o dia 3 maio, quando a empresa suspendeu a operação com o objetivo de preservar a frota.
LEIA MAIS:
- Pé-de-meia: Governo Federal paga nova parcela de auxílio de R$ 200 a estudantes
- Canoas tem festival gastronômico com entrada gratuita
- Johnson & Johnson pede falência após processos relacionando talco a câncer
Ainda, conforme a empresa, foram grandes os estragos. Na listão estão roletas, sistema de bilhetagem eletrônica, entre outros prejuízos. A estimativa da estatal é que a recuperação total do sistema só ocorra em 2026 e custe mais de R$ 400 milhões.
Trensurb: quando as três estações serão reabertas?
A previsão de reabertura das estações Mercado, Rodoviária e São Pedro é 24 de dezembro. Para isso, a estatal precisa realizar uma série de obras. Entre elas, a reconstrução da casa de bombas próximo a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, destruída pela enchente.
Como está a operação hoje?
Atualmente, a operação é realizada seguinte forma: os trens circulam entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos com intervalos de 15 minutos das 5h às 23h. Para o restante do trajeto, a Trensurb contratou uma empresa de ônibus. Na prática, logo após descer do trem, o usuário embarca em um coletivo até o Centro de Porto Alegre.