A Prefeitura de Canoas, através do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) para possibilidade de chuva forte nas próximas horas.
Após uma manhã abafada, a formação de nuvens deve aumentar entre a tarde e a noite, intensificando as precipitações. Não se descartam pancadas isoladas, porém fortes e passageiras, com potencial para raios, segundo os institutos de meteorologia.
LEIA MAIS:
- Cartão do CadÚnico tem diversos benefícios; Saiba quais
- Quem vive sozinho pode receber auxílio do Governo Federal; Veja critérios
- Novas regras da CNH: saiba como lei impacta motoristas entre 50 e 70 anos
Prefeitura de Canoas alerta para chuva forte nas próximas horas: volume de chuva
Os volumes de chuva previstos podem alcançar até 40 milímetros (mm) ao longo do dia. Quanto às temperaturas, a mínima deve ficar em torno de 22ºC, enquanto a máxima não ultrapassará os 26ºC. Essa combinação de calor e umidade favorece a formação de tempestades, que podem ser severas.
Na quarta-feira (2), a instabilidade climática vai persistir, com a previsão de chuva fraca e acumulados de até 20 mm. A temperatura mínima cairá para 17ºC, e a máxima não passará dos 21ºC. Mesmo com a redução das chuvas, a população deve permanecer atenta às rápidas mudanças no clima, pois as condições podem se alterar repentinamente.
Inmet emite alerta amarelo de temporal para o Rio Grande do Sul; Região Metropolitana está entre as áreas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade com grau de severidade de perigo potencial para diversas regiões do Rio Grande do Sul. O aviso começa a valer a partir das 10h desta terça e segue até as 10h da próxima quarta-feira (2). Durante esse período, os moradores devem redobrar a atenção às condições climáticas e seguir todas as instruções de segurança.
A previsão indica chuvas intensas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem atingir entre 40 e 60 km/h. Além disso, há chances de queda de granizo em algumas regiões. Embora o risco de cortes de energia elétrica e estragos maiores em plantações seja considerado baixo, a população precisa adotar medidas de precaução.
O INMET adverte sobre a possibilidade de queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas mais vulneráveis. Entre as regiões afetadas estão o Centro Ocidental Rio-grandense, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro Oriental Rio-grandense, além do Noroeste e Sudeste do Estado.
Medidas de Segurança
Para evitar acidentes durante a tempestade, o INMET recomenda que as pessoas não se abrigem debaixo de árvores, já que existe o risco de queda e descargas elétricas. Também é essencial que os motoristas evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os ventos fortes.
Outra medida importante é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar danos causados por descargas elétricas. A população deve buscar mais informações diretamente com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Entre os municípios que devem ficar em alerta estão Agudo, Alvorada, Araricá, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, entre outros. Por fim, os moradores dessas áreas precisam ficar atentos às atualizações do tempo e seguir as orientações para garantir a segurança de todos.