O governo do Estado anunciou hoje que, pela primeira vez, todos os estudantes de escolas estaduais receberão uniformes escolares padronizados. A novidade foi revelada em uma cerimônia no Palácio Piratini, na manhá desta quinta-feria (9), onde o governador Eduardo Leite apresentou os novos modelos.
Contudo, o uniforme escola tem como objetivo unificar a identidade visual das escolas estaduais e incluem um kit com 10 peças:
- Camisetas
- Calças
- Bermudas
- Moletom
- Jaqueta
Ao todo, 740 mil estudantes se beneficiarão, e o governo disponibilizará os uniformes até o início do próximo ano letivo.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, disse que o uso dos uniformes será obrigatório nas escolas estaduais. O investimento anual para a confecção e distribuição será de R$ 403,1 milhões. A próxima segunda-feira (14) marcará a abertura da licitação para a produção dos uniformes.
LEIA MAIS:
- CadÚnico tem novo benefício para quem mora sozinho; Saiba como obter
- Eleições em Canoas: Beth Colombo anuncia apoio a Airton Souza no 2° turno
- Eduardo Leite anuncia que escolas estaduais terão uniformes
Alunos das escolas estaduais fizeram desfiles
Durante o evento, estudantes de quatro escolas participaram de um desfile para exibir as novas peças, que têm cores azul, branco e verde, com detalhes da bandeira do Rio Grande do Sul. As roupas trazem as inscrições “educação” e “rede estadual”, desenvolvidas por um servidor da Secretaria da Educação.
Além disso, o governador destacou a importância do uniforme escolar para criar um senso de pertencimento entre os alunos, ajudando a combater o bullying e a desigualdade social. “É para uniformizar a rede estadual, que inclui pessoas de diferentes perfis. Essa medida também traz segurança, especialmente em situações de emergência”, afirmou.
Contudo, após o desfile, os estudantes expressaram satisfação com os uniformes e mostraram entusiasmo para usá-los no próximo ano. O governador ressaltou a importância de ouvir a opinião dos alunos, afirmando que o uniforme é um passo importante para que todos tenham orgulho da rede estadual.