Dos mais de 700 mil trabalhadores habilitados a receber o abono salarial em setembro, apenas 475.933 fizeram o saque. O Ministério do Trabalho e Emprego revelou que 247.754 pessoas ainda não retiraram o benefício, deixando R$ 228,65 milhões disponíveis.
Dessa forma, os trabalhadores têm até o dia 27 de dezembro para realizar o saque nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
LEIA MAIS:
- Pagamento do Bolsa Família começa no final do mês
- Mães têm direito a kit enxoval em Canoas, Saiba como
- Gerdau tem vagas de estágio abertas; Saiba como se inscrever
Abono Salarial: Mais de R$ 228 milhões ainda não foram sacado: formas de pagamento
Dessa forma, na Caixa, o pagamento é preferencialmente feito via crédito em conta, seja corrente, poupança ou digital. Caso o trabalhador não possua conta, o valor pode ser creditado no aplicativo Caixa Tem, em uma poupança social digital aberta automaticamente. Assim, se não houver essa opção, o saque pode ser feito em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, e nos correspondentes Caixa Aqui.
No Banco do Brasil, os valores são preferencialmente creditados em conta ou transferidos via TED ou PIX. Trabalhadores sem conta no banco ou sem PIX podem fazer o saque presencialmente nas agências.
Dessa forma, até agosto, 723.687 dos 26.151.402 trabalhadores contemplados ainda não haviam retirado o abono a que têm direito.
Liberação de pagamentos
Para quem solicitou revisão do abono salarial por recurso administrativo, os pagamentos são liberados mensalmente, sempre no dia 15 ou no próximo dia útil. Detalhes sobre o benefício podem ser conferidos no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR, segundo o Ministério do Trabalho.
O Abono Salarial é destinado a trabalhadores que estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, tenham recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal e trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base 2021, além de terem seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho, incluindo o telefone 158.