14.4 C
Canoas
10 de novembro de 2024

Prazo para garantir desconto no IPVA termina neste mês; Veja como fazer

O prazo para garantir descontos no IPVA 2025 está chegando ao fim, e os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul precisam agir rápido

O prazo para garantir descontos no IPVA 2025 está chegando ao fim, e os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul precisam agir rápido. Assim, até o dia 31 de outubro, quem acumular notas fiscais com CPF pode assegurar reduções significativas no valor do imposto.

O benefício Bom Cidadão, vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), oferece até 5% de desconto para quem incluir o CPF em 150 notas fiscais de compras no varejo. Além disso, há descontos intermediários: 3% para quem registrar entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumular de 50 a 99 notas.

LEIA MAIS:

Além disso, vale lembrar que todas as compras precisam ter ocorrido a partir de 1º de novembro de 2023.

Prazo para garantir desconto no IPVA termina neste mês: adesão ao programa

Assim, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) já contabilizou, até setembro, mais de 421 milhões de notas fiscais com CPF emitidas por 3,7 milhões de participantes inscritos no NFG. Desses, mais de 1 milhão já garantiram o desconto máximo de 5%. Outros 1,4 milhão de contribuintes conseguiram descontos de 3% e 1%, mas ainda têm até o fim de outubro para aumentar o número de notas e alcançar o desconto máximo. Porém, cerca de 1,2 milhão de motoristas ainda não atingiram nem mesmo o desconto mínimo de 1%.

Dessa forma, para obter o desconto, o proprietário do veículo precisa estar inscrito no NFG até 31 de outubro e quitar o IPVA dentro do prazo, seja à vista ou parcelado.

No ciclo de 2024, a Receita Estadual concedeu R$ 62 milhões em descontos Bom Cidadão, marcando o maior volume de abatimentos desde a criação do programa, um aumento de 55% em comparação ao ciclo anterior. Aproximadamente 1 milhão de veículos foram beneficiados pelo programa.

Faixas de desconto

Além disso, o governo do Estado também oferece o desconto Bom Motorista, destinado a condutores que não cometeram infrações nos últimos três anos. Esse benefício varia de 5% a 15%, de acordo com o tempo sem multas. No ciclo de 2024, a redução totalizou R$ 226 milhões, beneficiando mais de 1,5 milhão de motoristas.

Faixas de desconto Bom Cidadão:

50 a 99 notas fiscais: 1% de desconto
100 a 149 notas fiscais: 3% de desconto
A partir de 150 notas fiscais: 5% de desconto

Fique atento e não deixe o prazo passar!

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!