O forte temporal que atingiu Canoas e o estado nesta quinta-feira (24), deixou cerca de 526 mil casas sem energia no Rio Grande do Sul, além de pontos de alagamento, queda de árvores e casas destelhadas.
De acordo com as empresas distribuidoras de energia, em todo o estado, são 264 mil clientes sem luz na área da RGE e 262 mil na área da CEEE Equatorial.
LEIA MAIS:
- Dois bairros de Canoas estão sem água; Saiba quais
- Canoas terá sistema de sirenes de alerta para inundações; Saiba como funcionará
- Forte vento derruba outdoor em cima de muro de residência em Canoas
Em Canoas, o temporal, que foi registrado próximo ao meio-dia desta, resultou em ocorrências pontuais nos bairros:
Harmonia, Guajuviras, Rio Branco, Fátima, Mathias Velho e Nossa Senhora das Graças.
O gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas, concentrou os atendimentos nas demandas resultantes do temporal.
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o canal SOS Canoas contabilizou pouco mais de dez chamadas no primeiro momento do temporal.
Defesa Civil de Canoas atende a chamados de destelhamento
Assim, a partir dos pedidos de apoio, a Defesa Civil atendeu 16 residências com destelhamento e três demandas relacionadas a risco ou mesmo queda de árvores.
No bairro Niterói, por volta do meio-dia, as rajadas atingiram a velocidade de 89 km/h. Segundo o Eclima, entre 11h30 e 15h, o volume de chuva atingiu 9,6 milímetros (mm).
Além disso, na região central, um outdoor tombou próximo à esquina das avenidas Inconfidência com a Guilherme Schell, perto do viaduto. Ninguém ficou ferido.
Houve ainda danos em imóveis como um portão caído em residência na Rua dos Metalúrgicos, no Harmonia. Uma equipe da Diretoria de Trânsito também isolou trecho da Rua Humaitá em razão de fios caídos na pista, sob risco de estarem energizados.