A cidade de Canoas vai receber, a partir da próxima terça-feira (29) a Blitz da Telefonia Móvel. Além de Canoas, Porto Alegre também está na lista. Ao todo, a Blitz visitará 23 locais para medir a qualidade e a velocidade da conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do Brasil.
Contudo, o Ministério das Comunicações desenvolve a ação em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
LEIA MAIS:
- Oi, Vivo e Tim, são multadas em quase R$5 milhões por propaganda enganosa do 5G
- Anatel anuncia celulares que serão proibidos em 2025
- Anatel vai pagar até R$ 7 mil para quem conseguir bloquear ‘gatonet’; Entenda
De acordo com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, até dezembro a blitz terá passado pelas 27 unidades do Brasil.
“Estamos rodando todas as capitais brasileiras para ter um diagnóstico de como está a cobertura do sinal de internet nos principais pontos do País e, assim, fazer com que as operadoras corrijam eventuais falhas que possam estar ocorrendo nesses locais”, avalia.
Em quais locais de Canoas realizarão a Blitz?
No itinerário da Blitz estão: os shoppings de Canoas e ParkShopping, além do Polo Uniritter.
Em Porto Alegre, os locais são: O Aeroporto Salgado Filho; a Arena do Grêmio e o Estádio Beira Rio; os shoppings Praia de Belas, Barra Shopping, Iguatemi, Paseo Zona Sul, Ipanema; as praças da Alfândega e Encol; Redenção; Rótula do Papa; a Avenida Bento Gonçalves; a as universidades da PUC, Uniritter, Fapa, Federal do Rio Grande do Sul – Campus do Vale; Farrapos/São Pedro; Cassol CenterLar e Bairro São José.
Após a análise, a Anatel produzirá um relatório e enviará ao Ministério das Comunicações. Depois, o ministério encaminhará o documento às operadoras, que terão seis meses para corrigir eventuais falhas encontradas.
Contudo, a Blitz da Telefonia Móvel em Canoas faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço. Os níveis de qualidade adequados devem passar de 80% para 95%.
Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.