O que vai acontecer com o supermercado Nacional de Canoas? Recentemente, foi anunciada a venda de todas as 39 filiais do Rio Grande do Sul e as oito do Paraná. Desde 2022, o grupo Carrefour administra a bandeira.
Mesmo abertas e funcionando normalmente, as filiais de Canoas e de outras cidades da região, estão a venda. De acordo com informações publicadas pela colunista Giane Guerra de GZH, parte das unidades estão sendo oferecidas pelo banco Bradesco. Outras filiais estão sendo negociadas diretamente pelo grupo francês com outros empresários do setor. Além disso, algumas, estão sendo oferecidas para grupos de Santa Catarina.
LEIA MAIS:
- Fiscalização apreende mais de 300 kg de carnes mofadas, sujas e com ferrugem em fábricas
- Atacado vende mais de 6 mil produtos com promoção de até 50% de desconto
- Presidente do McDonald’s diz que é seguro comer lanches após morte de homem
O que vai acontecer com o supermercado Nacional de Canoas? Veja o que diz o Carrefour?
Procurado pela reportagem da GBC, o Carrefour não comenta a movimentação. Recentemente, o grupo francês fechou mais de 20 lojas em cidades gaúchas. Entre elas, estavam quatro filiais do Nacional nas cidades de Guaíba, Imbé, Ijuí e Xangri-lá.
Das quatro unidades fechadas em fevereiro, as de Ijuí, Imbé e Xangri-lá, já tem novos proprietários. No entanto, a de Guaíba segue fechada.
Lojas e bandeira compradas em transação milionária
Anunciada em 2021, a aquisição do Grupo BIG pelo Carrefour foi concluída em 2022 pelo valor de R$ 7,5 bilhões. Na época, os novos proprietários informaram que iriam continuar com a bandeira Nacional pela força que ela tinha no Rio Grande do Sul. De acordo com o grupo francês, um dos planos era ampliar a presença da marca no território nacional. Isso aconteceu no Paraná. Reformadas, as lojas do tradicional Mercadorama ganharam o nome do Nacional.
Marca forte no Rio Grande do Sul
Tradicional supermercado gaúcho, o Nacional foi fundado em Esteio na década de 60. A primeira filial, aberta em 1969, era no mesmo endereço onde até janeiro funcionou o Hipermercado Carrefour. Logo após as primeira inauguração, os empresários ampliaram o número de filiiais e chegaram em mais cidades da Região Metropolitana. A rede chegou a ter mais de 70 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Por fim, na década de 90, o Sonae Distribuição adquiriu as lojas e a marca.
Em Canoas, o Nacional já chegou a ter cinco filiais. Atualmente, tem apenas a do bairro Niterói.