16.7 C
Canoas
12 de novembro de 2024

Estou fora da cidade, como justificar o voto?

Confira como justificar o voto caso você esteja fora da sua cidade de votação. Veja mais detalhes na reportagem a seguir

Como justificar o voto para as eleições de segundo turno neste domingo (27)? Eleitores de 51 cidades brasileiras voltam às urnas para definir, no segundo turno das eleições municipais de 2024, os candidatos vencedores. A Justiça Eleitoral reforça que o voto é obrigatório para a maioria dos eleitores. Porém, aqueles fora de seu domicílio eleitoral podem justificar sua ausência na data do pleito.

LEIA MAIS:

Estou fora da cidade para votar, como justificar o voto? Confira os meios

Para facilitar a justificativa, a Justiça Eleitoral oferece duas alternativas. Primeiramente, os eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. Além disso, outra opção é preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Os eleitores podem justificar no próprio dia da votação pelo aplicativo e-Título ou entregar pessoalmente o Requerimento de Justificativa Eleitoral. Outra possibilidade é justificar até 60 dias após cada turno, caso não consigam fazer no dia.

O processo pelo aplicativo é simples: basta acessar o menu “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. O e-Título também mostra a opção “Justificativa presencial”, que lista os endereços onde é possível realizar a justificativa pessoalmente.

No caso do formulário, o eleitor precisa entregá-lo preenchido nas mesas de justificativa, instaladas nos locais indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Mesmo os eleitores que justificaram no primeiro turno devem repetir o processo caso estejam fora de suas cidades neste segundo turno. A Justiça Eleitoral permite justificar sempre que necessário.

Neste segundo turno de 2024, eleitores em 51 cidades, incluindo 15 capitais, votam até as 17h (horário de Brasília). As capitais em disputa incluem Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

A legislação eleitoral permite o segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores. No primeiro turno, em 6 de outubro, mais de 120 milhões de brasileiros votaram, representando mais de 78% do eleitorado, para definir os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que governarão pelos próximos quatro anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!