18.9 C
Canoas
21 de novembro de 2024

Eleições em Canoas: “Respeitamos a vontade do povo”, diz Jairo Jorge

Eleições em Canoas: “Respeitamos a vontade do povo”, diz Jairo Jorge após derrota nas urnas. Veja detalhes na reportagem a seguir

Eleições em Canoas: derrotado por Airton Souza (PL) no último domingo (27), o atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), reconhece o resultado das urnas. “Nós respeitamos a vontade do povo. Somos democratas e democracia é assim, às vezes a gente ganha e as vezes a gente perde. A questão é como gente se comporta quando ganha e quando perde”, afirma.

Eleições em Canoas: “Respeitamos a vontade do povo”, diz Jairo Jorge: fim de mandato

Segundo ele, seguirá administrando a cidade até o fim do mandato, que se encerra no dia 31 de dezembro. “Não é pelo resultado que eu deixarei de fazer o que precisa ser feito. Irei continuar as obras dos diques, as políticas que nós temos e, obviamente, no dia 1º de janeiro, como a democracia manda, eu passarei o bastão para quem vai conduzir a cidade no próximo período”, garante Jairo Jorge.

LEIA MAIS:

Airton saiu na frente no primeiro turno e chegou em primeiro lugar no segundo turno, com 75.688 votos (52,14%). Já o atual chefe do Executivo Municipal conquistou 69.518 votos (47,86%). “Desejo ao prefeito eleito que ele tenha sucesso, porque o sucesso dele é o sucesso de Canoas e nós não somos da turma do quanto pior, melhor. Foi assim que eles nos trataram. Nos trataram de forma abjeta, de forma discriminatória. Mas nós não somos dessa linha. Vamos continuar estendendo a mão, sempre com diálogo e com respeito”, finaliza Jairo.

Outro fato que marca a eleição é o registro de número expressivo de abstenções. Dos eleitores aptos, 92.716 não compareceram às urnas, representando 35,72% do total e passando inclusive a votação do primeiro colocado. Dado que levanta questionamentos sobre o interesse político e o cenário eleitoral no município.

Além do alto índice de abstenções, os votos brancos e nulos também contribuíram para uma participação reduzida: foram 10.434 votos em branco, correspondendo a 6,25% dos votos, e 11.229 nulos, que somaram 6,73%. Os dados indicam que, somando abstenções, brancos e nulos, Canoas teve um cenário de significativa apatia política, refletido pela ausência de mais de um terço dos eleitores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!