O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que o pagamento via Pix por aproximação será realidade até o fim do ano.
O presidente do BC anunciou a novidade na última terça-feira (29) no Lide Forum Conference promovido por UOL, Lide e Folha em Londres.
LEIA MAIS:
- Saiba qual banco lidera o ranking de reclamações do Banco Central
- Saiba como fazer Pix no crédito com o Nubank
- Novas regras do PIX começam em novembro; Saiba quais são
Como vai funcionar o Pix por aproximação
O Pix será integrado às wallets, ou carteiras digitais, do celular. Atualmente, essas carteiras permitem cadastrar cartões para pagamentos por aproximação.
Assim, a novidade é que o consumidor não precisará acessar o aplicativo do banco, o que vai simplificar o processo de pagamento, reduzindo etapas.
Contudo, para utilizar essa funcionalidade, o cliente deverá cadastrar uma instituição financeira na carteira digital, usando dados da conta bancária em vez do número do cartão.
O lançamento dessa nova funcionalidade está previsto para a próxima semana. Além disso, o presidente do Banco Central informou que está em negociações com a Apple, o que sugere que, inicialmente, o serviço estará disponível apenas para usuários do Android.
LEIA TAMBÉM: