A Sala de Situação do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta quarta-feira (6) para Canoas, alertando a população sobre o risco de alagamentos pontuais devido à previsão de chuvas moderadas a intensas nas próximas horas.
O aviso inclui a possibilidade de precipitação de até 60 mm em Canoas e outras regiões do Rio Grande do Sul, mas com chance de volumes ainda maiores em áreas específicas. Esse cenário de alerta se estende por todas as bacias hidrográficas do Estado, especialmente em locais com arroios e pequenos rios, que tendem a subir rapidamente.
LEIA MAIS AQUI:
- Acidente causa bloqueio na BR-116
Confira lista de atingidos pela enchente que vão ganhar casas do Minha Casa Minha Vida em Canoas - O que está por trás do hábito de bater as pernas? Veja o que dizem os especialistas
Com previsão de chuva, Defesa Civil alerta para alagamentos pontuais em Canoas: nível de rios
A previsão hidrológica indica que os níveis dos rios estão próximos à normalidade, com estabilidade ou leve declínio. No entanto, as chuvas intensas em períodos curtos podem elevar o nível dos arroios e rios menores, que não possuem monitoramento constante, aumentando o risco de inundações nessas áreas.
Em Canoas, essa condição pode gerar alagamentos em áreas específicas, onde o acúmulo de água é mais suscetível devido à infraestrutura do terreno e à intensidade da precipitação.
Possíveis transtornos
A situação de alerta visa preparar a população de Canoas e das demais cidades afetadas para possíveis transtornos, como a elevação rápida dos pequenos cursos d’água e pontos de alagamento de ruas e avenidas. Esses eventos podem ser mais intensos onde a chuva cair com grande volume em um curto período.
A Sala de Situação recomenda que os moradores fiquem atentos às atualizações e busquem evitar áreas que já possuem histórico de alagamentos.